Meditar Deitado - Posso Meditar Deitado?

Em 28/03/2016 , Comments

Hoje vamos falar de um assunto que gera muitas dúvidas entre os meditadores, principalmente nos iniciantes... Se você chegou até aqui, certamente tem dúvidas em relação à meditar deitado, não é mesmo? 
Bom, você não está sozinho, muitas pessoas não sabem se é correto meditar deitado e nos enviam mensagens com essa dúvida.

Por isso, resolvemos preparar esse conteúdo, para que você descubra de uma vez por todas se pode meditar deitado! Continue lendo esse artigo e descubra...

Meditar Deitado - Melhor Horário para Meditar

melhor-horário-meditar

Você pode ter se perguntado por que eu vou falar primeiro do melhor horário para meditar, antes de falar sobre meditar deitado... Saiba que o horário pode influenciar nesse desejo de meditar deitado - você já vai entender.
Bom, na verdade não existe uma regra que diz exatamente o melhor horário para meditar, porém, as primeiras horas da manhã e os últimos momentos da tarde são os mais recomendados.
Acontece que se você for meditar tarde da noite, já cansado e com sono, dificilmente atingirá o estado meditativo e certamente o desejo de meditar deitado surgirá. Pois você estará até mesmo de uma forma inconsciente, buscando um relaxamento antes de dormir e meditação é diferente de relaxamento. 
No relaxamento você pode deitar, mas na meditação não é correto! Entenda:


Meditar Deitado - Posso Meditar Deitado?

posso-meditar-deitado

Meditar deitado ou apoiar a cabeça aumenta suas chances de cochilar durante a prática da meditação, fazendo com que você não atinga o estado meditativo. 
Aliás, você pode sentar, apoiar os braços, apoiar as costas, apoiar as plantas dos pés no chão, mas nunca deverá apoiar a cabeça. Pois vai acabar caindo na mesma tentação de cochilar ou dormir durante a prática. 
Esse "detatlhe" de apoiar a cabeça, pode ser responsável por você não conseguir atingir o estado meditativo que deseja.

Então só reforçando... Não medite deitado! Sugerimos que você faça sua prática sentado, pois dessa forma diminuirá as chances de você cair no sono.

Você pode ter se perguntando: "Poxa, eu tenho uma doença física e isso não me permite meditar sentado".
Se o seu corpo físico estiver doente, impossibilitando que você fique na posição correta, nesse caso, você poderá meditar deitado.

Meditar Deitado - A Postura para Meditar

postura-meditação 

Existem dois pontos importantes que você precisa ter em mente ao estabelecer uma postura adequada para a meditação:

1- Sua postura deve permitir que você relaxe e fique confortável;

2- Sua postura deve permitir que você permaneça alerta e consciente (deitado isso não é possível).

Portanto esqueça a ideia de meditar deitado, a maneira mais eficiente de de atingir verdadeiramente o estado meditativo é através de uma postura sentada. 

Você não precisa sentar de pernas cruzadas (posição de lótus), nem mesmo sentar no chão. Pode ser que você ache a posição de lótus mais bonita, pois sempre vê em fotos e vídeos, mas se não tiver a flexibilidade necessária para praticar a meditação nessa posição, você simplesmente sofrerá!
Então a dica é: Facilite as coisas e escolha uma postura que seja adequada para você.

Aliás, esse vídeo pode te ajudar (e muito), em relação à postura para meditar. Nele você vai descobrir posições diferentes e encontrar a melhor para você. Confira:

Espero que esse conteúdo tenha ajudado a solucionar suas dúvidas sobre meditar deitado! Se você ficou com alguma dúvida e gostaria de fazer uma pergunta, deixe seu comentário abaixo... Ficaremos felizes em poder te ajudar nessa jornada meditativa. 

[widget 61]

Namastê, 
Redação Feliz com Você