Meditação para Crianças

Em 11/01/2016 , Comments

Nosso dia a dia está cada vez mais corrido e repleto de tarefas para cumprir, não é mesmo? Acontece que com toda essa correria e tecnologia dos tempos atuais, os que mais sofrem são as crianças, que estão superexpostas à estímulos externos (os famosos tablets, celulares, notebooks e tudo mais). Por isso, fica complicado fazer com que as crianças se desconectem da tecnologia para se conectarem com elas mesmas. É aí que entra a meditação! "Mas Amanda, meditação para crianças é possível?"

Meditação para Crianças - É possível? 

criança-meditação-é-possível?

Respondendo à pergunta que certamente você deve ter feto... Sim, é possivel uma criança meditar! Mas calma, não pense que da noite para o dia, seu filho ficará sentado na posição de lótus por horas repetindo mantras.
A prática da meditação precisa ser aplicada aos poucos e de uma forma natural, pois a criança não “aprende” meditar da noite para o dia. Por isso, o ideal é que haja uma evolução natural...
No início, estimule a criança a meditar pelo menos um minuto por dia, por exemplo: Depois de ouvir uma história ou seguindo uma orientação passo a passo (meditação guiada).

Você pode conduzir dizendo algo suave como: “Feche os olhinhos, pense no ar que está enchendo o seu peito, agora preste atenção no ar que está entrando, no ar que está saindo (repita mais vezes).”

No projeto inédito de 365 Meditações Diárias, a Amanda gravou uma meditação para crianças, vou deixar o vídeo dessa meditação disponível aqui nesse artigo, para que você possa praticar com seu filho! 

Mas antes, você precisa saber que existem 3 regras básicas de meditação para crianças:

Meditação para Crianças - Regras Básicas
regras-básicas

1- Não Pode ser uma Obrigação

Isso mesmo, a meditação, diferente da natação, judô, aula de canto (e muito mais), não pode ser uma prática obrigatória.
A criança não deve se sentir obrigada a praticá-la, precisa ser algo natural que surge em pequanas ações do dia a dia. 

2- Tempo da Meditação

A segunda regra é que a criança deve meditar por pouco tempo, alguns minutos apenas, pois  as crianças se distraem com muita facilidade.

A dica da Amanda é que para cada ano de vida a criança medite 1 minuto, por exemplo: a criança com 5 anos deve meditar 5 minutos, a criança com 8 anos deve meditar 8 minutos... 

3- Orientação de Adultos

Toda meditação deve seguir uma orientação de adultos, pelo menos no início, enquanto é algo novo na vida do baixinho.

"Amanda, existe uma regra em relação à idade?"

Bom, não existe uma regra de idade para começar a prática da meditação, um conceito muito utilizado é o de que a criança está pronta para meditar quando consegue acompanhar uma história, prestando atenção e entendendo. Exemplo: Assistir um filme de desenho até o fim. 

Meditação para Crianças - Meditação Guiada

meditação-guiada-crianças

Agora que você já sabe que as crianças podem sim meditar e também descobriu quais são as regras básicas, certamente quer saber como praticar a meditação com os baixinhos, não é mesmo? 
No projeto inédito de 365 Meditações Diárias, a Amanda gravou uma meditação para crianças e você vai poder confierir agora para praticar com as crianças:

Nós do Feliz Com Você acreditamos verdadeiramente que a prática da meditação pode transformar a sua vida, e no caso das crianças, acredito que irá incentivar a imaginação unindo corpo, mente, espírito e emocional.
Através da prática da meditação, a criança terá a oportunidade que precisa para fazer o que faz de melhor… Ser crianças e abusar da criatividade!

Para encerrar esse artigo, eu preparei uma lista com os benefícios da meditação na infância. Confira:

Meditação para Crianças - Benefícios 

benefícios-meditação-crianças

A criança que pratica a meditação...

1- Terá mais paz de espírito;

2- Vai aprender respirar em situações de stress;

3- Será mais responsável;

4- Vai se gostar mais (autoestima);

5- Será menos ansiosa;

6- Dormirá melhor;

7- Será mais segura de si; 

8- Será menos violenta;

9- Terá melhora no sistema imunológico;

10- Será mais feliz! 

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado e que agora você possa inserir a prática da meditação na vida do seus filhos, alunos, afilhados ou sobrinhos!
Não pare por aqui, busque sempre por conhecimento e desenvolvimento, continue acompanhando os artigos do Feliz com Você.

Se ficou com alguma dúvida ou quer fazer alguma pergunta sobre meditação para crianças, deixe seu comentário! Ficarei feliz em poder te ajudar.

Redação Feliz Com Você.

[widget 12]