Meditação - O que é Meditação?

Em 08/12/2015 , Comments

Estou sempre te dando dicas e te ensinando sobre meditação aqui no blog, mas será que você sabe o que é meditação?

Foi pensando exatamente nisso que resolvi escrever esse artigo, pois além de saber como meditar e conhecer os benefícios, também é importante saber o que é meditação.
Antes de começar quero "quebrar" alguns mitos e depois vamos direto para a explicação sobre o que é meditação, tudo bem? 

Eu já expliquei aqui no blog, mas muitas pessoas me perguntam se Meditação é não pensar em nada. Será que é mesmo?

Meditar é não pensar em nada?

meditar-é-não-pensar

É normal achar que meditação é não pensar em nada, pois na grande mídia é vendida essa ideia. Acontece que não pensar em nada é muito difícil, a natureza da mente é pensar, ela está o tempo inteiro trabalhando, só que como estamos fazendo outras coisas, nós estamos lidando com ela em outro nível, em um ritmo acelerado.

Aí quando sentamos, queremos voltar para o nosso interior e a mente simplesmente não para! Isso acontece porque não estamos acostumados, é como frear um trem em alta velocidade. Esse trem não pode ser freado com tudo, isso não dá certo, pois ele precisa ser freado aos poucos. 

Ou seja, na meditação, não é que você não vai pensar em nada, na verdade a sua mente acalma e você vai ter um intervalo maior entre um pensamento e outro.

Outra dúvida comum é se qualquer pessoa pode meditar:

Meditação é para todos?

meditação-é-para-todos

Não sei se você pensa assim, mas ainda existem muitas pessoas que acreditam que meditar não é para todos, que somente os monges conseguem realizar a prática da meditação de forma plena. 
Por isso, quero deixar bem claro que todos nós podemos meditar, eu posso, você pode, as pessoas da sua família podem, até as crianças podem praticar meditação! Inclusive eu gravei uma prática de Meditação para Crianças

Então agora você já sabe que a meditação pode ser praticada por todos e independente se você tem religião ou não, pois muitas pessoas também associam a meditação com alguma religião ou práticas orientais. O que precisamos para praticar meditação é, determinação e força de vontade para atingir o estado meditativo e ir cada vez mais além.

Agora vamos a pergunta principal:

Meditação - O que é meditação?

meditação-o-que-é-meditação

A palavra Meditação vem do latim “meditare”, que significa voltar-se para o centro e desligar-se do mundo externo. Ou seja, meditação é a concentração da mente, é deixar tudo o que nos preocupa de lado e viver o presente... Viver o aqui e o agora!
Meditação é se conectar com o campo da pura energia, inteligência e consciência. Meditar é se concentrar, é olhar para dentro de si no silêncio... Silêncio esse que desperta a alma.

Existem vários tipos de meditação, elas podem ser vistas de maneiras diferentes de acordo com filosofias de vida e perspectivas. Há uma grande variação nos tipos de práticas meditativas, porém todas mantêm os princípios básicos da meditação que são: Acalmar (silênciar) a mente, reflexão, relaxamento e comtemplação.

Acredito que você já tenha entendido o que é meditação, mas mesmo assim, separei algumas definições básicas:

Meditação é:

- Prática de focar a mente em um único objeto, como a própria respiração ou um mantra;
- Conexão com o Divino, com um poder mais elevado;
- Desenvolvimento de qualidade mental, como energia, concentração, plena atenção e bondade.

Para encerrar deixo uma bela frase sobre meditação:

"A meditação é uma maneira de ir para dentro de si mesmo, de perceber que você não é o corpo e você não é a mente. 
É um modo de fixar em nós mesmos, no mais profundo centro do nosso ser; e uma vez que você encontrou o seu centro, você terá encontrado tanto suas raízes quanto suas asas."
Osho 

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado, se você tiver alguma dúvida ou pergunta, deixe seu comentário... Eu verdadeiramente acredito que Meditar Transforma!

Se você gostou desse conteúdo e sentiu o desejo de iniciar hoje mesmo a prática de meditação, não espero mais, vou deixar abaixo um botão onde você terá acesso ao Guia do Meditador! 

[widget 12]
 
Namastê, Amanda.