Síndrome do Pânico: Como a Meditação pode te Ajudar

Em 12/01/2016 , Comments

Síndrome do pânico ou transtorno do pânico, é uma enfermidade que se caracteriza por crises inesperadas de medo e desespero. Em meio à essas crises, a pessoa tem a impressão de que vai morrer naquele momento de um ataque cardíaco, pois seu coração dispara e sente falta de ar. 
A síndrome do pânico se desenvolve depois que a pessoa acumula um alto grau de ansiedade e stress... É aí que a meditação pode agir e você vai entender já já!

Eu não vou me aprofundar muito nos sintomas, pois hoje quero te mostrar como a meditação pode te ajudar a superar a síndrome do pânico. Por isso, se você está passando por um quadro de pânico, continue comigo, eu vou te explicar como a meditação pode ser sua aliada nessa jornada! 

Quem sou eu para falar desse assunto?

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Eu sou a Amanda, co-fundadora do Feliz com Você, não sou médica mas sou professora de meditação, terapeuta holística e trabalho há 10 anos na área das terapias naturais. Onde ajudo pessoas a terem saúde de forma integral e natural. 
Eu já ajudei milhares de pessoas a inserirem a prática da meditação em suas vidas e a sentirem na própria pele todos os benefícios que essa técnica milenar proporciona.

Estou acompanhando os meus alunos de muito perto e se você der uma olhada no nosso canal do Feliz com Você, no Youtube, a nossa página no Facebook e até mesmo aqui no Blog, vai encontrar centenas e mais centenas de comentários de pessoas que conseguiram transformar suas vidas, sair de uma realidade de dor, doença, sofrimento e deram uma virada… Conseguiram resgatar a saúde de forma plena e verdadeira, quando começaram a praticar as meditações aqui do Feliz com Você.

Acompanhando de perto essas transformações, eu vi pessoas que tomavam medicamentos controlados para depressão, ansiedade, fibromialgia, enxaqueca, enfim… Pessoas que conseguiram se livrar desses remédios de uma vez por todas!

"Mas Amanda, por que essas pessoas conseguiram se livrar dos medicamentos?"

Porque elas resgataram a cura de forma integral! Algumas pessoas que já estavam tomando remédios controlados há muitos anos, conseguiram ficar livres dos medicamentos por conta da prática da meditação. Por isso eu verdadeiramente acredito que a prática da meditação pode te ajudar no tratamento da síndrome do pânico sim!

Síndrome do Pânico: Como a Meditação pode te ajudar

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Bom, a primeira notícia que eu quero te dar, é que se você está sofrendo com a síndrome do pânico, é muito importante saber e compreender que ela é passageira. Ou seja, não é algo que vai te acompanhar a vida toda, claro que para que você se livre dos sintomas, é importante buscar formas eficazes de tratamento e profissionais da saúde especializados.

Além dos tratamentos convêncionais e a terapia, você tem uma forte aliada que é a prática da meditação...
Isso mesmo, a meditaçcão pode ser uma forte aliada no tratamento da síndrome do pânico, pois um dos seus princípios é a respiração correta, profunda e pausada.
Respirando corretamente através da prática da meditação, você trabalhará diretamente no controle da ansiedade, que é o principal fator desencadeante da síndrome. 

Eu já expliquei Como Controlar a Ansiedade com a Meditação, se você ainda não conferiu esse artigo, precisa conferir!

Em relação ao tratamento da síndrome do pânico, é essencial que você mesmo tenha uma atitude positiva perante ao disturbio. Aquela história de achar que não vai melhorar e ter medo de ficar com o transtorno para sempre e ser pessimista não vai te ajudar, pelo contrário, esse tipo de crença te limita e prejudica o seu processo de autoconhecimento, que é essencial para que haja uma cura real do distúrbio.

"Ótimo Amanda, mas existe alguma comprovação que a meditação pode me ajudar?"

Explicação Científica

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Hospitais e universidades como: Albert Einstein, Universidade de Brasilia (UNB), UNIFESP, USP e Harvard, possuem pesquisas e estudos a respeito dos benefícios da meditação a nível químico e fisiológico. Eu falei um pouco mais sobre explicações científicas no artigo A Cura do Câncer pela Meditação... Isso mesmo, nesse artigo eu falo sobre o poder da meditação e como ela pode te ajudar no tratamento contra o câncer. 

Nesse artigo completo eu também expliquei os Benefícios da Meditação Diária, confira!

Ah, outra coisa muito interessante é que segundo informações do governo de SP, o SUS incluiu a meditação como tratamento para stress e ansiedade no núcleo "Mente Aberta", da Universidade Federal de São Paulo (USP).
O tratamento se dá através de um curso de meditação, que tem a duração de 8 semanas e é voltado para todas as idades com alto grau de estresse, ansiedade, depressão e dores crônicas...

No curso, os pacientes aprendem a técnica conhecida como "mindfulness" (atenção plena), essa técnica consiste em criar um estado psicológico no qual se permanece atento aos próprios pensamentos, sensações físicas e emoções no momento em que elas ocorrem. Os pacientes aprendem a parar de remoer o passado ou parar de pensar no futuro (o que aumenta a ansiedade), se concentrando apenas no presente.  

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Dica Importante:

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Não basta tentar controlar a respiração apenas quando a crise surgir. O controle da respiração precisa se tornar um hábito, assim aos poucos você será uma pessoa mais calma e focada no presente. Quando você passar a ser uma pessoa mais calma e focada no presente, a ansiedade não fará mais parte do seu dia a dia.

A minha dica é: 5 minutos por dia de inspirações e expirações longas e profundas, respirando com o diafragma e relaxando o corpo, são suficientes para perceber benefícios. Quanto mais consciente você for em relação à sua respiração, maior será a capacidade de lidar com as situações do dia a dia e menor será a chance de ter uma crise de ansiedade.

Vou ficar por aqui... Espero que esse conteúdo tenha te ajudado! Comece meditar hoje mesmo, pois eu verdadeiramente acredito que a prática da meditação pode transformar a sua vida, assim como transformou a minha!

Se você ficou com alguma dúvida e quiser fazer alguma pergunta, pode deixar seu comentário! Ficarei feliz em poder te ajudar nesse processo.

Namastê, Amanda.

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