Meditação é Não Pensar em Nada?

Em 06/09/2015 , Comments

Você já sentou para meditar e foi literalmente atropelado por uma avalanche de pensamentos? Aconteceu mais ou menos assim…

Você sentou, fechou seus olhos e pensou: "Agora eu vou meditar!”
Depois disso a sua mente começou a falar muito, te enviando lembranças do passado, lembranças dos acontecimentos do dia, preocupações de coisas que você precisa fazer após a prática da meditação, e naquele momento tudo o que você queria era falar: “Cala a boca mente, agora eu quero praticar meditação!”.

Saiba que isso é muito comum de acontecer, principalmente quando estamos iniciando a prática da meditação. Inclusive eu já te ensinei uma técnica de Como Acalmar e Silenciar a Mente

Mas hoje vou falar com você sobre outro assunto... A Maria Milena, uma aluna do Feliz com Você, me escreveu dizendo o quanto está gostando práticar a meditação. Me disse que já está se sentido bem menos estressada e até já diminuiu a vontade de fumar!
Mas ela relatou que muitas vezes, senta para praticar a meditação e começa se lembrar dos acontecimentos do dia, de filmes que ela já assistiu, enfim… Ela relatou que é muito difícil não pensar em nada, é muito difícil parar de pensar! 

Se você também acredita ou tem dúvida que a prática da Meditação é não pensar em nada, assista o vídeo abaixo e descubra se isso é um mito ou uma realidade:

Meditação é Não Pensar em Nada?

Bom, agora vamos recapitular o que você aprendeu no vídeo?

Meditação é Não Pensar em Nada? 

Bom, como você pôde ver, é normal achar que meditação é não pensar em nada, pois na grande mídia é vendida essa ideia.
Mas isso é algo que assusta muitas pessoas e elas acabam desistindo, porque realmente acreditam que meditação é não pensar em nada!

Acontece que não pensar em nada é muito difícil. A natureza da mente é pensar, ela está o tempo inteiro trabalhando, só que como estamos fazendo outras coisas, nós estamos lidando com ela em outro nível, em um ritmo acelerado.

Aí, sentamos, queremos voltar para o nosso interior e a mente simplesmente não para! Isso acontece porque não estamos acostumados, é como frear um trem em alta velocidade. Esse trem não pode ser freado com tudo, isso não dá certo, pois ele precisa ser freado aos poucos. 

Médoto de Meditação Feliz com Você

meditacao-feliz-com-voce

Como eu estava te falando, sua mente não vai frear seus pensamentos de uma hora para outra. Ou seja, na meditação, não é que você não vai pensar em nada, na verdade a sua mente acalma e você vai ter um intervalo maior entre um pensamento e outro.

Quando você inicia a prática da meditação, as vezes esse intervalo entre um pensamento e outro, é pequeno, mas com a prática vai ficando cada vez maior, que é o estado meditativo.

Para que isso aconteça, para que sua mente entre em estado meditativo e aumente esse intervalo entre um pensamento e outro, nós temos técnicas!
Por isso, ensinamos essas técnicas através do método de meditação Feliz com Você... Afinal, realmente a meditação tem muitos benefícios e tem muita gente querendo praticar meditação. Muitas pessoas que me escrevem falam: "Nossa, Amanda! Eu não conseguia me concentrar e meditar, já desisti muitas vezes, mas agora eu consegui!”

Eu recebo vários depoimentos e vejo muitas vidas sendo transformadas, justamente porque eu ofereço um método, um passo a passo!

A Meditação na Prática

meditaca-na-pratica

Para você realizar a meditação na prática, é importante que estabilize o seu corpo e depois tenha uma constância na sua respiração… Encontre um rítmico respiratório.

Feito isso, você escolhe um objeto de concentração, pois ao escolher um objeto de concentração, vai conseguir focar naquilo. Será como se estivesse freando esse trem que está em alta velocidade (que é a sua mente), aos pouquinhos, devagar, focando a sua atenção!

Durante as práticas de meditação, você pode buscar opções:
- Um dia você vai preferir fazer uma visualização
- Outro dia, repetição de um mantra
- Depois a repetição de uma frase ou uma afirmação

Enfim, existem várias formas para manter a sua concentração. Talvez no início, você vai repetir o mantra e o pensamento vem mesmo assim. Quando isso acontecer, você volta para o seu objeto de concentração!

Depois você vai perceber que conforme for praticando e com o tempo, esses pensamentos não vão mais interferir a sua meditação!
Ao final da concentração, você vai conseguir ficar em silêncio, mas é um silêncio diferente, como se estivesse comungando comungando com o universo... Dessa forma, os pensamentos intrusos, lembranças do passado e preocupações com o futuro, não vão acontecer. Porque você estará presente, mas para isso é importante seguir uma metodologia, seguir um passo a passo.

Como já te falei, foi pensando nisso que eu criei o meditação Feliz com Você, para que você consiga ter esse acompanhamento e insira o hábito da meditação na sua vida. 

Ah! A mesma aluna, Maria Milena, escreveu contando que medita na hora em que os pais dela estão se arrumando, para ir ao trabalho. Ela quer saber se isso atrapalha, se o barulho dos pais atrapalham na prática da meditação?

Se você também tem essa dúvida, se você quer saber se é possível meditar mesmo com barulhos externos, eu te já dei a resposta explicando Como Meditar em Qualquer Lugar

Mas só reafirmando, a meditação é algo que acontece dentro de nós, por isso não importa o que está acontecendo no mundo externo... Você vai entender melhor, no artigo à cima!

Deixo à você uma frase do amado professor Hermógenes: "O mundo não vai silenciar, para que a gente encontre o silêncio dentro de nós."

 

É isso, espero ter te ajudado! Desejo que a meditação faça parte da sua vida, que você evolua a cada dia!
Não se esqueça que tudo na nossa vida é questão de treino. Felicidade é treino, como diz o meu amigo, Bruno Gimenes.

Desejo que a sua vida seja plena, cheia de paz e alegria... E que você seja uma luz no mundo através da prática da meditação! 

Namastê, Amanda.

[widget 12]