Insônia: você tem dificuldades para dormir?

Em 29/04/2016 , Comments

Insônia: você tem dificuldades para dormir?

Especialistas estimam que mais de 40% da população brasileira sofre de insônia, mas o número pode ser ainda maior quando pensamos que a dificuldade em pegar no sono e mantê-lo vem crescendo com o passar do tempo.

A insônia é normalmente denominada como a dificuldade em iniciarmos o sono, ou sentirmo-nos cansados mesmo depois de uma “longa” noite de sono ou até mesmo levantarmos várias vezes ao longo do período noturno, tendo dificuldades para voltar a dormir.

No geral, pessoas que sofrem com insônia têm problemas de humor, falta de energia e costumam ter a vida pessoal e profissional afetadas por conta do cansaço e da fadiga que a noite mal dormida pode ocasionar.

Descubra os principais causadores da insônia

As causas da insônia são as mais diversas possíveis e podem ser, inclusive, genéticas ou até mesmo fatores individuais que mudam o seu comportamento em determinada época da vida. Entre as causas mais comuns estão o estresse, que mantém o cérebro ativo mesmo na hora em que deveria descansar. Isso faz com que a pessoa tenha dificuldade em adormecer e fique ainda mais estressada.

A ansiedade também está nas causas da insônia mais comuns, isso porque a pessoa tende a ficar mais agitada e não consegue relaxar o suficiente para dormir. Depressão, ao contrário do que muita gente imagina, também é uma causadora de insônia. Mesmo triste a pessoa tem dificuldades em pegar no sono e, por vezes, passa a noite toda acordada esperando a solução de seus problemas aparecer. Condições médicas como artrite, distúrbios da tireoide, doença pulmonar, AVC, câncer, insuficiência cardíaca, entre outros, também são causadores de insônia.

Como a Meditação ajuda a acabar com a insônia

Algumas atividades podem auxiliar pessoas que sofrem com insônia, já que ajudam a combater as principais causas que listamos acima. Entre elas está a meditação.

Esse tipo de técnica permite que você fique uma hora determinada de seu dia concentrado em encontrar a “paz interior”.

Os exercícios de respiração e também o fato de se desligar do mundo por um tempo ajudam você a deixar seus problemas em um patamar diferenciado, o que permite inclusive que você consiga encontrar a solução que tanto procura, mas que até agora não conseguiu encontrar.

Além disso, a meditação faz você entender melhor como você interage com o ambiente e com seus semelhantes e se essas interações estão lhe causando estresse.

Com a meditação, você também relaxa, ponto essencial para quem está tentando vencer a insônia. Por isso, se puder, pratique meditação logo antes de dormir, assim você colherá os benefícios desse hábito com mais facilidade.

Vídeo: “Meditação: Como Dormir bem - Técnica de 4 minutos”

Como já mencionamos, a meditação pode ajudar você a aliviar a insônia e dormir melhor. Com esse vídeo, você encontra dicas importantes para aprender a relaxar e se conectar com seu “eu interior”; tudo para que você consiga dormir melhor.

O vídeo também ajuda você a identificar os principais pontos que podem estar causando insônia, fazendo assim com que você melhore suas relações e aprenda a relaxar mais – ou a dar menos importância para aquilo que está causando prejuízo, ao invés de beneficiar você.

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Fonte

Minha Vida

Distúrbios do Sono