Falta de Concentração? - Conheça a Técnica O.C.M

Em 19/03/2016 , Comments

Você sofre com a falta de concentração? Já tentou praticar meditação, mas acabou desistindo porque sua mente não parava de “falar” o tempo todo? 
Se além disso, você acredita que a meditação não é para você, pois não consegue desligar a sua mente, continue lendo esse artigo! 

Recebemos uma mensagem do Gustavo perguntando o que ele pode fazer quando os pensamentos vem à tona durante a meditação.

Por conta dessa pergunta, a Amanda, co-fundadora do Feliz com Você, terapeuta holísta, professora e yoga e meditação, gravou um vídeo. Pois assim como você e o Gustavo, várias pessoas precisam de uma orientação em relação à falta de concentração na meditação.

Aliás, temos recebido muitos emails e mensagens com dúvidas semelhantes à do Gustavo, relacionadas à falta de concentração e dificuldades em manter o foco. 

Confira o vídeo abaixo e conheça a técnica O.C.M:

Falta de Concentração? - Conheça a Técnica O.C.M

Se você prefere ler as explicações, preparamos por escrito também:

Falta de Concentração? - Meditação

Um estudo recente mostrou que o aumento do consumo de medicamentos para concentração, cresceu mais de 700% nos últimos 10 anos. Assustador, não é?
Pois bem, esse estudo comprova que, cada vez mais as pessoas buscam uma saída nos remédios para falta de concentração, quando na verdade essa não é a solução…

A prática da meditação, segundo estudos de várias universidades como Harvad, USF, UNFESP, UNB e Universidade da Califórnia, já mostram que a prática da meditação ajuda e muito a ter mais concentração.

Mas o que fazer, se ao fechar os olhos os pensamentos não param e percebemos que nossa mente é uma tagarela?

Bom, eu vou te ensinar um método, uma super sacada, que se você seguir, vai conseguir se concentrar durante a meditação… É o método O.C.M guarde essas siglas, já já te explico o que significam! Mas antes você precisa saber de algumas coisas importantes:

Foco e Concentração

foco-concentração

Uma vida sem concentração, é uma vida sem realizações… Quando não temos foco, podemos ter muitas ideias, sonhos, projetos, mas o tempo vai passando e não conseguimos sair do lugar, não realizamos esses sonhos, eles não concretizam, pois não temos foco e concentração.

Muitas vezes, nós gostaríamos de produzir mais no trabalho, mas não temos concentração e desperdiçamos o nosso precioso tempo.
Quantas vezes falamos: “Nossa, o dia voou hoje!”... Não é que o dia voou, nós simplesmente não tivemos foco, não tivemos concentração! 

A forma que fomos educados, a forma que a sociedade está estruturada, estimula a falta de concentração. Então, mais ainda precisamos achar uma forma de nos concentrarmos.

Falta de Concentração - Pratique!

pratique-meditação

Voltando à questão da prática da meditação, a falta de concentração ao tentar meditar é natural, pois quando iniciamos algo novo em nossa vida, não nos tornamos experts imediatamente, pois falta treino e não estamos preparados.

Mas conforme vamos praticando e mantendo uma frequência, passamos a conseguir chegar no objetivo que tanto desejamos.
Então, se você está sofrendo com a falta de concentração durante a meditação, significa que precisa praticar mais! Aliás, tudo na nossa vida é prática… Quando estávamos aprendendo a ler e escrever, não conseguíamos desenhar as letras, mas permanecemos firmes até conseguir desenhar todas as letras e aprender a ler. 

Por isso, não se cobre pelo fato de seus pensamentos não pararem, até porque você nunca vai parar de pensar. O que acontece na meditação são pequenos intervalos entre um pensamento e outro. 

Com a prática, você terá consciência de que assim como o pensamento veio, ele vai! Permita que esses pensamentos vão embora, não se apegue e não julgue esses pensamentos.   

Mas como você pode melhorar a concentração? É agora que entra a técnica que eu te falei no início desse conteúdo...

Falta de Concentração - Conheça a Técnica O.C.M

tecnica-OCM

Siginificado das siglas O.C.M:

O: Organização - Organize-se e estabeleça uma rotina de meditação! É como aprender um novo idioma… Você estabelece os dias e horários das aulas e precisa seguir para atingir o resultado que deseja. Com a meditação é a mesma coisa, por isso, estabeleça os dias que você vai meditar, isso te ajudará.

C: Comprometimento - Comprometa-se com você mesmo, mas se já sabe que a sua palavra é muito fraca com você… Avise as pessoas da sua família e assuma um compromisso público, pois quando assumimos um compromisso público, ficamos com vergonha de não cumprir essa promessa. 

M: Método - Siga um método de meditação, pois quando iniciamos ou até mesmo quando já estamos há algum tempo meditando, sempre surgem dúvidas e se você não tiver um método que te ajude a superar essas dúvidas e desmistificar tudo isso, você vai acabar desistindo, pois não sabe se está ou não meditando e fazendo correto. 

Aplique a técnica a partir de agora em sua vida, se organize, tenha foco... Se comprometa com o seu propósito e siga um método que vá te conduzir.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário, ficaremos felizes em poder te ajudar nessa jornada!

Deixe email no campo abaixo e você receberá muitos presentes... Isso mesmo! Nós, do Feliz com Você adoramos presentear as pessoas que realmente desejam que suas vidas sejam transformadas através da meditação! 

Meditar Transforma, acreditamos nisso! E você, está preparado para a transformação?

[widget 12]
 
Namastê,
Redação Feliz com Você