Descubra Por Que o Estresse Não Vai Embora

Em 14/02/2016 , Comments

Quando foi a última vez que você falou: “Estou estressado com meu trabalho, meu marido, as crianças..." Enfim, com qual frequência você se estressa e acredita ser por algo externo? Bom, continue comigo, pois hoje você vai descobrir por que o estresse não vai embora e se realmente ele está relacionado à fatores externos ou não!

Antes de ir direto ao ponto, se eu te pedisse agora para você dar uma nota, de 0 à 10, qual seria o seu nível de estresse? 
Sendo que 0, você não tem nenhum estresse, está tranquilo e feliz. 
Já a nota 10, você está muito estressado, irritado, impaciente, cansado e quando chega em casa no final do dia está sem energia.

Não precisa me responder agora, pode ir pensando ao longo da nossa conversa e no final deixe seu comentário dizendo qual nota você deu para o nível de estresse!

Como eu falei no início, normalmente dizemos que estamos estressados com alguma coisa, ou seja, com algo exterior. Acreditamos que o estresse é culpa do trabalho, dos filhos, da crise ou dos problemas que surgem na nossa vida. Mas a verdade é que o estresse é algo interior… Afinal, por que em determinadas situações, algumas pessoas ficam estressadas e outras não?

No vídeo abaixou eu te apresento um estudo científico onde foi comprovado que o estresse é interior e que ele não vai embora sozinho! É preciso fazer algo… Assista ao vídeo e descubra:

Descubra Por Que o Estresse Não Vai Embora

 

Como você viu no vídeo, eu estive recentemente em Alagoas, gravando algumas aulas do curso avançado que eu tenho de meditação, yoga e técnicas de ajustes de sintonia. 
O lugar que eu estava era muito bonito e tranquilo, existiam muitas famílias de férias… Mas eu percebi que mesmo de férias em um local tranquilo, as pessoas estavam estressadas, não conseguiam parar quietas, não conseguiam ficar deitadas na beira da piscina lendo um livro!
Elas precisavam estar em movimento, fazendo alguma coisa, checando o facebook e o celular toda hora.

Acredita que durante os passeios elas estavam agitadas, preocupadas com o horário e até cronometrando o tempo que o barco ia retornar!

O que eu quero te mostrar falando isso é que naquele momento não existiam situações de estresse, mas o estresse estava presente na vida das pessoas. 

Descubra Por Que o Estresse Não Vai Embora

porque-estresse-não-vai-embora

Eu trabalho na área das terapias naturais, ioga, meditação e alto conhecimento há 10 anos. Eu realmente ajudo as pessoas a terem uma vida livre do estresse, ansiedade e da depressão, pois sei o quanto isso é valioso, afinal já passei por isso e consegui superar aplicando algumas técnicas. 

Por isso, hoje eu quero te mostrar um estudo que foi realizado por Sara Lazar, da Universidade de Harvard… Através desse estudo você vai descobrir por que o estresse não vai embora do nada, sozinho!

Estudo de Sara Lazar

saral-lazar-harvard 

Sara selecionou um grupo de camundongos felizes, que viviam em seu habitat natural e confinou esse grupo em uma gaiola, um ambiente super estressante por 3 semanas. Antes do confinamento foram realizados exames.

Quando se passaram 3 semanas de confinamento no ambiente altamente estressante, os exames foram realizados novamente... O resultado? Foi encontrado níveis de estresse altíssimos. Até então tudo bem, afinal, eles foram submetidos à uma situação altamente estressante...

Depois Sara pegou esses camundongos estressados e colocou novamente em seu habitat natural, onde o ambiente era tranquilo e livre de estresse. 

Após 3 semanas os exames foram realizados novamente e o resultado foi surpreendente!! Você acha que o estresse desapareceu ou não?

Não, o estresse não foi embora e as taxas no organismo continuavam altíssimas! Isso mostra que o estresse não depende do fatores externos, ele está em nós. Ou seja, se surgiu uma situação de estresse e você gerou emoções ruins, o estresse não vai desaparecer sozinho, é preciso fazer algo para que ele vá embora de forma efetiva.

Mas o que Fazer para Reduzir o Estresse?

diminuir-estresse

Sara Lazar estudou e realizou testes sobre as práticas de ioga e meditação, ela descobriu que são práticas eficazes para reduzir essas taxas de estresse no organismo. Depois disso ela iniciou mais um estudo, só que agora com um grupo de seres humanos, moradores de Boston. 

Todos nunca tinham praticado meditação e ela dividiu esse grupo em duas partes:
- O primeiro grupo permaneceu sem praticar meditação enquanto eram estudados;
- O segundo grupo iníciou a prática da meditação.

Ao final desse período foram realizados exames no grupo que iniciou a prática da meditação e foi constatado que o volume da amígdala tinha diminuindo (uma região primitiva do nosso cérebro), que aliás é aumentada quando estamos estressados e quando estamos em paz, fica menor.    

As taxas de cortisol e adrenalina diminuíram no organismo e as taxas dos hormônios do bem, como dopamina e serotonina aumentaram nessas pessoas que passaram a praticar meditação. Mudou inclusive, a estrutura cerebral… Incrível, não é mesmo?

Esse estudo é mais uma prova de que a meditação é um método extremamente eficaz para reduzir o estresse e mandar ele para bem longe da sua vida!

Ajuste sua Sintonia 

ajuste-sintonia

Se você está estressado e enfrentou algum problema na vida, é preciso buscar uma técnica para ajustar a sua sintonia e assim não permitir que o estresse fique em seu organismo. Isso mesmo, o estresse fica acumulado ao longo da vida e se você não se cuidar, não buscar uma técnica para te ajudar, só irá se prejudicar ainda mais.

Na verdade você só vai se dar conta desse acúmulo, quando já não tiver mais “espaço” para tanto estresse e ele passar a afetar sua vida, de uma forma que você vai recorrer para medicamentos controlados. Os famosos remédios para dormir, para conseguir relaxar, para dor de cabeça, dores no corpo e tudo mais… 

Aliás, eu não sei se você sabe, mas o estresse é uma porta de entrada para doenças como depressão, ansiedade, fibromialgia, enxaqueca, diabetes e hipertensão.

Por isso, não permita que o estresse domine a sua vida, lembre-se de que você pode mudar isso, você pode começar hoje mesmo ajustando sua sintonia com a prática da meditação.

 

Espero que você tenha gostado desse conteúdo... Agora você já sabe que o estresse não vai embora sozinho, é preciso aplicar técnicas de ajustes de sintonia, como a meditação. 

Por isso, junte-se à comunidade do Feliz com Você, que já conta com mais de 110 mil pessoas! Clique no botão abaixo e cadastre seu email para ficar por dentro de todas as novidades do Feliz com Você.

 

Se você ficou com alguma dúvida ou quer me fazer alguma pergunta, deixe seu comentário!

 

[widget 12]

 

Namastê, 

Redação Feliz com Você