Técnica Inovadora e Comprovada [de apenas 7 minutos] para Você Acalmar a Mente e Controlar a Ansiedade!

Como Meditar - 4 Passos Para Você Aprender Como Meditar!

Em 13/02/2015 , Comments

Olá, eu sou a Amanda Dreher, fundadora do Feliz Com Você e criadora do Meditar Transforma, livro já best seller dos mais vendidos da revista VEJA (clique AQUI para conhecer o livro Meditar Transforma), e hoje vou revelar 4 PASSOS FUNDAMENTAIS para você definitivamente aprender como meditar, de forma simples, rápida e prática, e ter os benefícios da meditação na sua vida.

Antes de de mais nada, sei que a palavra meditação assusta muita gente, mas isso não precisa ser assim... Vem do latim meditare e significa voltar-se para dentro de si mesmo, ou seja, nada complicado nem difícil... desde que você tenha uma passo a passo bem definido, e é exatamente isso que você aprenderá neste conteúdo.

Dá só uma olhada no VÍDEO abaixo, onde eu revelo algumas DICAS sobre meditação para iniciantes e ainda ensino os 4 passos para você aprender como meditar:

E aí, gostou da explicação? Comenta aqui embaixo, no final deste artigo, se você gostou, se ficou alguma dúvida, é muito importante porque assim conseguirei fazer melhores vídeos e artigos para você, seja sobre meditação, autoconhecimento, serenidade, aprender como meditar, e tantos outros conteúdos.

Falando em meditação para iniciantes, recentemente um fiz um artigo falando justamente sobre este assunto. Recomendo que você confira este conteúdo, clicando no link ao lado. >>> Sim, quero saber mais sobre meditação para iniciantes

Como Meditar - 1º Passo (Definição e Organização)

Calma, você não precisa ser muito disciplinado nem ter que fazer grandes mudanças na sua vida, o 1º passo sobre como meditar significa que, antes de começar a prática de meditação, você deve DEFINIR algumas coisas, como, p. ex., saber por que você está meditando, quanto tempo você irá disponibilizar para a prática da meditação. Definido quantos minutos, saiba que este é o seu tempo.

E este porquê de estar meditando bem definido é muito importante, porque nos dias em que você não tiver vontade de meditar, você vai se lembrar qual é o motivo de praticar a meditação, e isso lhe trará forças para vencer nos dias menos favoráveis.

Ainda, organize-se para que você não seja interrompido: desligue o celular, a campainha e avise que você está “temporariamente indisponível”. Nada é tão importante ou urgente que não possa esperar alguns minutos.

Pode parecer simples, mas este conjunto de definição + organização representa um primeiro passo bem estruturado que vai trazer os resultados que você tanto quer. Mas Amanda, e se eu for interrompido durante a prática?

Não tem problema: basta não ficar lamentando, pratique de novo, mais tarde, e está tudo certo, o que importa é que você pratique, ocorram ou não imprevistos (que sempre acontecem com todos nós).

Entendido até aqui, pronto para o 2º passo sobre como meditar? Ótimo, vamos lá...

Como Meditar - 2º Passo (Postura Confortável)

Nossa, este 2º passo sobre como meditar é fundamental, e digo isso por experiência própria... Eu mesma desisti da prática da meditação muitas vezes por não saber como sentar corretamente pra meditar...

É importante que você saiba aqui duas coisas: você não precisa necessariamente sentar no chão em lótus, que é geralmente a imagem que se vende da meditação...

Não precisa, e aqui vou te dar uma DICA MESTRA que pode valer por todo este conteúdo: você pode tranquilamente sentar numa cadeira (SIM, é verdade!), com as costas retas, e ter exatamente os mesmos benefícios da meditação que se você estivesse sentado no chão!

Quanto à postura sobre como meditar, você pode assistir ao vídeo abaixo, já conta com milhares de visualizações:

Só pra você ter uma ideia, meu marido, que pratica yoga e meditação há alguns anos, nunca gostou de sentar no chão, e depois que descobriu que podia sentar numa cadeira, sem precisar sofrer com dores nos joelhos, pernas e nas costas, passou a praticar a meditação com alegria e prazer, porque realmente o único desafio passou a ser os pensamentos na sua mente, que, convenhamos, já é um desafio e tanto, concorda? Se você já tentou meditar, sabe bem do que estou falando...

Você precisa encontrar a postura ideal para você, não importa se você se sentar em uma cadeira, em um banquinho, no sofá ou em uma almofada no chão. Sente-se de forma confortável e com a coluna reta, porque com isso a energia vital flui por todos os centros de energia do corpo e dissolve tensões do sistema nervoso ao longo da coluna vertebral.

A postura ideal permite que seu corpo fique firme e ao mesmo tempo relaxado.

Mantenha o queixo alinhado com o chão, a ponta da língua no céu da boca pra diminuir a salivação e não ficar tentando engolir e se distrair com isso, os olhos fechados com o olhar voltado para o ponto entre as sobrancelhas pra ajudar a manter a mente longe dos pensamentos negativos.

Isso está fazendo sentido pra você? Você está me acompanhando? Ótimo, vamos seguir então para o 3º passo da nossa jornada...

Como Meditar - 3º Passo (Respiração)

Antes de falar do 3º passo sobre como meditar, quero te fazer uma pergunta: como você está respirando agora? Neste exato momento? E aí? Sua respiração está curta e superficial ou profunda e devagar? É muito provável que você perceba sua respiração só na parte alta dos pulmões, no máximo movimentando as costelas...

A respiração é algo que fazemos de forma automática, não prestamos atenção nela, e na maioria do tempo nós respiramos de forma errada! Sim, nós desprendemos a respirar ao longo dos anos da nossa vida.

Você já observou um bebezinho respirando? A barriga sobe e desce não é? E a nossa barriga está ali paralisada....

Bom, nós respiramos apenas 30% da capacidade de ar dos pulmões durante o dia, e para piorar, expiramos menos ainda. E este resíduo de oxigênio que fica dentro do nosso corpo se transforma em gás carbônico e acidifica o organismo, gerando dores de cabeça, fibromialgia, cansaço, irritação enfim...

Além de toda esta questão fisiológica, ainda tem o aspecto sutil, ou energético, a respiração é fonte de prana, de energia vital para nós. E ter um fluxo equilibrado de energia vital, é fundamental para a saúde em todos os níveis de consciência: físico, mental, emocional e espiritual.

Isso que eu ainda nem falei que é a respiração que controla as nossas emoções. Você certamente deve ter passado ou presenciado uma situação em que recebeu uma notícia ruim e acabou ficando nervosa e algum amigo ou familiar fala: respira fundo que vai passar! E você enche a barriga de ar, solta o ar devagar e começa a se acalmar... Mágica!

Não! Você movimentou o diafragma, uma musculatura que divide o sistema respiratório do sistema digestório e é ele que liga o nosso corpo físico às nossa emoções. É por isso que um grande mestre de meditação e yoga diz que assim como as folhas se movem ao vento, a mente se move com a respiração.

Depois que você já sabe o porque que você medita, e está organizado para meditar, você senta em uma postura confortável e aí é preciso acalmar a mente e as emoções para que a meditação possa acontecer. Quando começamos a respirar conscientemente, prestando atenção no ar que entra e no ar que sai, só isso já faz com que a nossa mente se acalme.

Mas nós ainda temos técnicas de respiração específica para muitos casos, para ansiedade, para depressão, para concentração, para limpeza, enfim...

Para controlar a mente e as emoções, controle a respiração!

Já conhecemos agora a organização + postura confortável + respiração, e acho que estamos prontos para para o 4º passo sobre como meditar... Vamos lá?

Como Meditar - 4º Passo (Continuidade)

Bom, o 4º passo sobre como meditar consiste em manter a continuidade nas práticas de meditação, para que aquela vontade inicial não passe depois dos primeiros dias.

A minha experiência de mais de 9 anos na área das terapias holísticas, yoga e meditação, revelou que, para você criar uma nova realidade, você precisa fazer coisas diferentes para criar novos hábitos na sua vida.

E realmente praticar meditação, acalmar a mente e equilibrar as emoções não é um hábito que fomos ensinados a ter na nossa vida, não é verdade?

Por isso é muito importante pratique a meditação por um período mínimo de tempo, como, por exemplo, 21 dias, para que o seu corpo e a sua mente comecem a automaticamente a pedir pela meditação nos dias em que você esquecer dela, e é aí que literalmente a mágica começa a ser feita.

E quando digo 21 dias, não precisam ser 21 dias seguidos de práticas. Não, se você fizer 3 práticas semanais de 15 minutos cada uma, durante 3 semana, certamente você já começará a tornar a meditação parte da sua rotina, e o que é mais importante: terá os vários benefícios da meditação na sua vida.

[widget 12]

Guia sobre Como Meditar - Livro best seller Meditar Transforma

O método que eu criei, o Meditar Transforma, já conta com milhares de alunos START (curso Meditar Transforma START) e alunos INFINITYS (programa INFINITY). E, além deste 2 cursos online, tem também o livro Meditar Transforma: "o Guia DEFINITIVO para Acalmar a sua Mente e Equilibrar as suas Emoções".

Conforme você poder ver no vídeo abaixo, este livro se tornou recentemente best seller da Revista VEJA, o que foi grande motivo de felicidade para toda esta comunidade incrível de milhares de leitores, fãs e alunos.

Como mentora desta gigantesca comunidade Meditar Transforma, só posso dizer: muito, muito obrigada!

E neste livro você terá acesso à FÓRMULA EXATA para ACALMAR a sua MENTE, ter mais EQUILÍBRIO EMOCIONAL e SERENIDADE, e finalmente aprender a meditar e ainda tornar a prática da meditação um hábito saudável na sua vida.

>>> Clique AQUI para conhecer o LIVRO best seller Meditar Transforma

 

Como Meditar – Quero Conhecer a Sua Opinião!

Espero que você tenha gostado deste conteúdo sobre os 4 PASSOS sobre como meditar, e para isso preciso lhe pedir duas coisas: que você comente aqui embaixo o que achou deste material, e, se você gostou e achou relevante pra você os conteúdos do Feliz Com Você, cadastre o seu e-mail, e assim você não perderá nenhuma oportunidade ou novidade aqui do site.

Abraços, com AMOR,

Amanda.